Levadas
Caminhar pelas levadas é uma das principais atrações turísticas da Ilha da Madeira, oferecendo uma experiência única e inesquecível, com vistas magníficas e em contacto direto com uma natureza extraordinariamente pura.
As "levadas" são canais de água com um declive suave criados originalmente para transportar a água do norte da Ilha, onde se verifica um clima mais húmido e com mais precipitação, para o sul onde o clima é mais seco, com mais população e plantações. Hoje, as levadas servem também para aventurar-se e descobrir a magnífica natureza da Ilha da Madeira, com paisagens e espécies de flora e fauna que são únicas no mundo.
A origem das levadas remonta aos primórdios da colonização da Ilha, no século XV, quando foram criadas as primeiras levadas para fornecer água para regar as plantações de cana de açúcar e permitir a produção de açúcar, conhecido na época como o "ouro branco". Além da cana de açúcar, as levadas também se revelaram muito importantes para regar as plantações da vinha que, mais tarde, deram origem ao emblemático Vinho Madeira.
Levada das 25 Fontes
LEVADA DAS 25 FONTES (RABAÇAL - 25 FONTES) - O trilho PR 6.1, acompanha a Levada do Risco, a 1000 m de altitude, levando o caminhante a uma impressionante queda de água, que cai na vertical formando um risco na rocha.
Se descer ao PR 6, poderá visitar a lagoa das 25 Fontes, formada pelas águas que descem do Paul da Serra onde poderá contar mais de 25 fontes.
Levada do Caldeirão Verde
LEVADA DO CALDEIRÃO VERDE - Este trilho percorre a esplanada da levada do Caldeirão Verde numa altitude dos 990m no Concelho de Santana. Este percurso tem início e fim no Parque Florestal das Queimadas, numa extensão de 6,5 Km (+ 6,5Km de regresso), numa duração de 5h 30m (ida e regresso).
NORMAS DE CONDUTA E SEGURANÇA
Normas de Conduta
- Mantenha-se dentro do trilho
- Evite ruídos e atitudes que perturbem o meio ambiente
- Não recolha nem danifique plantas
- Não perturbe os animais
- Não abandone lixo (não deite lenços de papel no chão, a sua decomposição é muito lenta)
- Não faça lume
- Se é fumador, não deite as beatas no chão, guarde-as para colocar no caixote do lixo
- Não destrua ou modifique a sinalética
Para sua segurança
- Não caminhe só, leve sempre companhia
- Recolha previamente informação atualizada sobre o percurso
- Informe sempre alguém do trilho que vai fazer e hora prevista da chegada
- Certifique-se do tempo de caminhada e garanta que a finaliza antes de anoitecer
- Transporte alguma comida e água de reserva
- Utilize roupa e calçado apropriados
- Se possível leve um telemóvel consigo
- Em caso de fortes chuvas e ventos não faça o percurso ou volte para trás pelo mesmo caminho
- Não corra riscos
SABE MAIS AQUI
VLOG DE UMA TURISTA NA MADEIRA: