Poncha
A bebida mais tradicional da Madeira
A «Poncha», é a bebida mais tradicional da Madeira, quem vai à Madeira e não bebe poncha, não conheceste parte da cultura da pérola do atlântico, afinal não é apenas uma bebida, tornou-se, também, história que remete para os anos passados. Mas ali continua a fama da bebida e há quem diga que é o lugar para beber uma das melhores ponchas da região, na companhia, como é tradicional, de amendoins e tremoços.
A Poncha tornou-se um produto emblemático na ilha e é agora, segundo o Regulamento (CE) n.º 110/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, confirma ser um produto de ''estatuto de Indicação Geográfica Protegida'', ou seja, é uma bebida reconhecida nacionalmente como sendo típica de Portugal, de modo a proteger o produto regional e, sobretudo, a produção local de «Rum».
Como Fazer Poncha - Método de confeção
Para além do «Rum da Madeira», são normalmente utilizados outros ingredientes que conferem caraterísticas únicas à «Poncha da Madeira», nomeadamente o mel de abelhas e uma variedade de frutos produzidos exclusivamente na região, como é o caso de laranjas e limões, individualmente ou combinados, que resultam numa harmonia de aromas.
Mas é importante realçar que a confeção desta bebida não está somente nos ingredientes que a constituem, mas também no know-how transmitido ao longo de gerações, em que tudo isto consiste em combinar os ingredientes e em ajustar as suas proporções. As principais ponchas conhecidas da Madeira, resumem-se a três, a de maracujá, a regional e a de pescador.
Ingredientes para a «Poncha regional»
2 limões
2 laranjas
1/2 colher de sopa de açúcar branco/mascavado
Mel de abelha a gosto
Aguardente de cana da Madeira ou «Rum»
Modo de preparação da Poncha
- Coloca num copo alto a casca do limão;
- Acrescenta uma colher e meia de açúcar branco ou mascavado e esmague com um pilão;
- Espreme o sumo dos limões e das laranjas;
- Adiciona o sumo à mistura de casca e açúcar. Mistura com o caralhinho. Coa a mistura para o jarro.
- Adiciona a aguardente de cana (o mesmo volume do sumo de laranja e limão). Junta o mel com a ajuda do «caralhinho» (utensílio tradicional da ilha da Madeira para misturar os ingredientes).