Teleféricos
A Madeira tem paisagens fascinantes, qualquer que seja o ponto de vista. O silêncio, o azul do céu e os cenários envolventes são inesquecíveis. Oferecem uma experiência que irradia sentimentos mistos de êxtase, curiosidade, paz e adrenalina.
Há algum tempo atrás, precisamente no início do século XX, havia um comboio que levava pessoas para a parte mais alta do Funchal, num bairro conhecido como Monte. Devido à geografia da ilha e aos seus caminhos vertiginosos, os madeirenses sempre procuraram facilitar o deslocamento urbano, assim como o transporte de mercadorias.
Passado algum tempo a forma de se locomover mudou e num processo bastante pioneiro a Ilha da Madeira construiu um teleférico que virou atração, pois fora implantado dentro da cidade e em terreno parcialmente urbano. A dinâmica de construção foi executada com ambiciosos desafios de engenharia, nas fundações e montagem das torres, que implicaram a movimentação de enormes estruturas de metal para locais de difícil acesso, até à colocação do cabo de aço ao longo de uma distância de 3200m. Sem dúvida um audacioso projeto que hoje enche os madeirenses de orgulho e admiração.